TO DO ou agenda
Sorvete de chocolate ou de morango? Beatles ou Rolling Stones? São várias as
divisões da humanidade em grupos definidos por preferências. Tem mais essa:
lista de “to do” ou colocar as tarefas diretamente na agenda? Parece
ser apenas questão de preferência, mas tem equívocos na escolha.
Vamos à definição: na lista de “a fazer” colocamos as pendências
com o prazo limite para realiza-las. É um lembrete para o que deve ser feito
até tal data. Já, na agenda, registram-se atividades que serão realizadas em
determinados dia e hora. Agenda liga tarefa ao calendário. Há aplicações onde
vemos as pendências e as atividades previstas na tela da agenda. É um formato
de apresentação. Serve para alertar para os dias que são prazos de tarefas. A
agenda do Google permite que se vejam as tarefas que vencem nesse dia. É uma questão
de organização.
Sabermos o que deve ser feito até determinado dia não deve ser colocado
primeiramente na agenda. Por que usei esse “primeiramente”? A prática
do modelo de gestão de tarefas recomenda que periodicamente (o período
natural é “diariamente”) avaliemos nossa lista de tarefas pendentes e
identifiquemos quando elas serão tratadas durante o dia. Esse
“quando” nos leva a registrar as tarefas na agenda.
Resumindo: Listas de TO DO, como é o caso do app Minhas Tarefas, lida com as
pendências e seus prazos na data. A agenda registra dia e hora em que vamos
realizar alguma tarefa ou compromisso.