Fase 1: Identificar Tarefas

O método trabalha com listas. Tudo começa com o levantamento das tarefas em que você está trabalhando no momento ou prevê que vai se envolver no futuro. Você deve pegar um papel (ou tela de celular ou computador) e ir listando o que lhe vem à cabeça. São preocupações, desejos, dívidas etc. que povoam seus pensamentos. Algumas são bem definidas, fáceis de descrever e têm prazo certo para serem realizadas. Um exemplo é o pagamento do colégio das crianças até determinada data. No outro extremo, algumas tarefas são coisas que gostaríamos ou sonharíamos fazer. É o caso daquele projeto de escrever um livro ou criar uma música. Nada trivial, hem? Coloquemos todas essas candidatas na lista rascunho de tarefas que estamos construindo. Não é hora de censurar o que nos vem à mente. O objetivo é registrar.

A descrição da tarefa é importante. Procure colocar a tarefa como uma ação para ser realizada. A tarefa fica mais clara quando a descrevemos com um verbo no infinitivo apresentando o que vai ser feito. Se você quer consertar seu carro, não crie a tarefa “consertar carro”. Que tal criar “levar na oficina”? A boa definição das tarefas organiza nosso pensamentos e aumenta a possibilidade de realizá-las.

Seja sucinto. O nome da tarefa deve ser de tamanho o menor possível que defina o que você deve fazer. Uma linha é suficiente para o nome da tarefa. Deixe para detalhar a tarefa na sua descrição.

O prazo de conclusão que alimentamos no aplicativo é muito importante. Mais adiante, explicaremos detalhes do seu uso. Nesse primeiro momento, quando listamos todas nossas pendências, se não tivermos uma data de prazo bem clara (por exemplo: vencimento da conta de luz em determinado dia do mês), coloquemos a data de hoje.

Terminada a lista original que retrata nossas atividades para o futuro, obtemos o primeiro benefício do método. Pendências que volta e meia nos perturbavam, solicitando nossa atenção, foram identificadas e estão registradas em nossa lista. Deixam de ser “paraquedas” caindo no nosso caminho. Tornam-se itens de nossa lista, para a qual daremos um tratamento formal, que começa com sua classificação.

Próxima fase: Classificação